terça-feira, 5 de maio de 2009

Princípios da Fisiologia do Esforço

Princípio da Aplicação de Carga Crescente

O Principio da Aplicação de Carga Crescente afirma que para o desenvolvimento de uma determinada atividade física é preciso aumentar a carga gradativamente. Isso tem como objetivo adaptações que prepararão para um novo aumento da carga.
Esse princípio tem como exemplo de melhor visualização exercícios que usam peso, como por exemplo, a musculação. Se o indivíduo tem como objetivo levantar 50 kg, ele não irá começar levantando os 50 kg, mas sim, um peso mais leve, por exemplo, 5 kg. A medida que o seu corpo se adaptar aos 5 kg, os músculos se desenvolverão até um certo ponto, depois disso, o peso não terá mais efeito. Então, este indivíduo passará para um peso maior, digamos, 10 kg. Novamente, o seu corpo irá se desenvolver, mas até o ponto em que se acostumará, e então o ciclo se repete, até que os 50 kg sejam atingidos.





Essa carga crescente não é apenas aplicada ao campo físico, mas pode ser utilizada no campo psicológico, técnico e tático. Um exemplo: uma pessoa almeja ser campeã de tênis, mas não tem habilidade técnica nenhuma. Para alcançar o seu objetivo, ela irá iniciar as atividades físicas de maneira regular e moderada, e a medida que se aperfeiçoa, intensificando os treinos, melhorando as jogadas e assim por diante. Pode-se observar que, aos poucos, ela evolui no jogo de tênis, graças à carga crescente de treinamentos.



Por fim, é importante ressaltar que, no princípio da carga crescente, devem ser respeitados os limites de cada indivíduo (Princípio da Individualidade biológica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário